quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vaidade

Vaidade das vaidades, tudo é vaidade... dizia o Rei Salomão em Cantares. Isso todos nós sabemos muito bem, mas será que nós compreendemos?
Das várias dúvidas que correm e percorrem pela minha cabeça, uma delas era a seguinte: Se a bíblia condena a vaidade, porque as mulheres cristãs estão sempre usando acessórios e adornos?
Permita-me esclarecer tudo...
Vaidade no hebraico advém de duas palavras. Primeiro, de habel, que significa vazio, oco; e shav, que assumia uma conotação também de vazio, mas com uma compreensão mais ligada ao abandono. No grego, vaidade é representada pelo substantivo mataiotes e também significa vazio. Temos também a palavra vão, que trata-se de algo inútil, falso, oco, vazio. Reparem, que na língua inglesa, vain, quer dizer vão, inútil e, vanity, vaidade. Às vezes é de extrema importância, saber o significado de uma mesma palavra, em vários idiomas ao mesmo tempo. Pois isso faz com que você abra sua mente para compreender o real sentido das palavras e expressões. Assim, decifrando também, o mundo a sua volta! Partindo dessas referências já podemos ter uma nova concepção. vaidade = vazio.
Quantas mulheres deixam de se cuidar achando que têm vaidade... Que estúpido pensar dessa forma! Não há problema algum em se arrumar, usar um enfeite, adorno, acessório, desde que a pessoa não faça desses objetos a sua essência, e por trás de suas roupas e tudo o mais, tenha algo para oferecer, algo imensurável, intangível. Creio eu, que a intenção de Deus a respeito da vaidade é esta. Que usemos colares, brincos, pulseiras, piercings etc, mas que não façamos do vazio, a nossa base. Até porque as mulheres da época da bíblia seguiam os costumes de suas respectivas culturas e se embelezavam, da maneira delas, antropologicamente falando. E, sim! As mulheres da bíblia tinham piercings! Não acredita? Leia o versículo 12 do capítulo 16 do livro de Ezequiel. Então, que nós possamos ter a consciência disso tudo! Que faz bem se cuidar, se arrumar, "ficar bonita". E que não podemos buscar em primeiro lugar, aquilo que é vão, aquilo que é inútil. Mas que nossas roupas e acessórios sejam apenas uma consequência das pessoas maravilhosas, completas e portadoras de um estilo de vida que tem todo um sentido!
Mulherada de todo o mundo, uni-vos!

2 comentários: